MEMES GOSPEL – O evangelho e a arte da ‘trollagem’ (santa, claro!)

Por Fábio Cavalcante*

Tirinha publicada no site Memes da Net, fazendo uma leitura engraçada sobre a ressureição de Jesus

É, meus queridos. Não adianta espernear, exconjurar os nerds criadores da Internet ou desejar que Steve Jobs esteja no inferno. A tecnologia e o ‘universo web’ está cada vez mais presente na vida das pessoas, inclusive dos cristãos. E como tudo nessa vida (desde a época em que a TV era considerada coisa do ‘Diabo’), cabe a nós fazer bom uso das ferramentas que temos nas mãos. E é isso que muita gente anda fazendo, através da divulgação dos Memes pela web, porém com conteúdo tipicamente cristão.

 Para quem não está familiarizado, explicamos. “Meme” (do grego “μιμεμε”), representa algo que pode ser copiado, refeito e compartilhado, no caso atual, pela Internet. E as opções são várias, desde quadrinhos com imagens engraçadas até as famosas tirinhas com aquelas ‘carinhas hilárias’, que mais parecem um ‘borrão’ feito à mão.

Pois bem, vamos focar neste último caso: os “pictures meme”. Com certeza, todo mundo já viu alguma coisa assim pela web, sobretudo no Facebook. É como vírus. E é mania mundial, acreditem. Cada criaturinha possui nome, personalidade e aplicação em uma situação. Por exemplo, o famoso “TrollFace”, que é aquela carinha risonha e cheias de dentes, utilizado quando o personagem ‘zoa’ com alguém. Tem também a versão pictórica do atleta chinês Yao Ming, que é aplicado quando o personagem comete algo e simplesmente ‘não tá nem aí’ para as consequências.

Tirinha publicada no Memes Gospel, sobre casamento

Os pictures memes são muitos. E muitos cristãos resolveram adotá-los (ou ‘convertê-los’) para o bem. E já começou a “viralizar” pela web tirinhas com esses memes, porém, com linguagem e identidade cristãs. Um dos responsáveis por essa nova tendência é o blog Memes Gospel, que semanalmente publica tirinhas engraçadas, trazendo personagens hilários comuns em nossas igrejas.

Outros blogs como o Pavablog, Blog do Pastor, Profetirando e Irmão Troll especializam-se em textos humorísticos cristãos (sem palavras chulas ou de duplo sentido), quase sempre abusando das tirinhas com memes nos papéis principais. Muitas dessas historinhas são a representação de famosos ‘causos’ conhecidos da igreja evangélica. Um exemplo é a clássica anedota do rapaz que tinha duas moedinhas (uma para ele e outra pra Jesus), que acabou tropeçando e perdeu uma deles, justamente “a de Jesus”. Esta foi representada pelo blog  Irmão Troll.

Vale ressaltar o significado da palavra ‘troll’. E não há apenas uma definição pronta. A palavra geralmente remete a bagunça, baderna, bullying e outros termos maldosos usualmente em voga na web. Porém, troll pode tanto significar essas coisas citadas, quanto aquele tipo de pessoas que gosta de brincar, tirar sarro deste ou daquele ou simplesmente fazer uso do humor para atrair a atenção para si.

Bom, parece que os nossos colegas blogueiros cristãos fazem uso dessa última vertente, mais sadia e com um leque maior de diversão. E por si só, a ideia é boa. Como disse o sábio apóstolo Paulo aos Filipenses: “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” (Fl 4:8). Então, tá!

* Fábio Cavalcante é jornalista e diretor-geral do Universo Gospel Comunicações. Siga-lhe no Twitter: @Fabiocbv.

Do blog Meme Gospel – http://www.memegospel.blogspot.com
A clássica anedota da moedinha, representado aqui pelo blog Irmão Troll
About these ads

5 comentários sobre “MEMES GOSPEL – O evangelho e a arte da ‘trollagem’ (santa, claro!)”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s