ENTREVISTA – Estefany Simplício

 

Estefany Simplício: cantora e idealizadora do projeto Adore

Evangélica e e apaixonada pela música desde criança, a cantora Estefany Simplício sempre teve uma meta: fazer a diferença em um mundo em que tudo partia para a mesmice e para o comodismo. E tal mundo se refletia ao aspecto musical entre as igrejas evangélicas de Roraima.

Aliando esse pensamento e sua paixão pelas artes, a cantora idealizou um dos projetos mais incríveis no campo da música sacra: o Adore. Trata-se de um espetáculo cheio de cores, sons diversos e corações cheios de Deus na expressão real da adoração e do louvor.

O projeto foi considerado por muitos o divisor de águas entre a música sacra tradicional (cantada quase à exaustão nas igrejas) e a contemporânea (mais técnica, mais dinâmica).

Porém, o Adore foi bem mais que isso: foi a reunião de elementos como a adoração, a devoção, a diversão nos momentos do cântico, ministrações de poder, entre outros, que estão contidos nas duas categorias citadas anteriormente.

Pela Internet, Estefany concedeu esta entrevista ao Universo Gospel:

***

Universo Gospel – Como é gerenciar um grupo artístico de mais ou menos 40 pessoas, durante meses, a fim de prepará-los para uma fantástica apresentação, como o projeto Adore?

Estefany Simplício- Fácil não é. Embora estejamos fazendo o que amamos, trabalhar com muita gente em qualquer projeto é muito complicado. Mas o nosso objetivo é muito maior. Então, procuramos ser prudentes, compreensivos e práticos, para que tudo saia sem maiores transtornos.

U.G.- Um evento como o Adore não é algo comum por aqui, algo que se vê com muita freqüência nas igrejas evangélicas de Roraima. Onde você buscou essa inspiração, para fazer algo diferente e dinâmico?

Estefany – Sempre senti falta de algo diferente na música no meio evangélico por aqui. Algo que unisse, em um só evento, boa música, adoração, ministração, palavra, choro, alegria, dança, unção, o Espírito Santo, diversão; um lugar onde todos, evangélicos ou não, pudessem adorar e se divertir enquanto adoram. E sempre fui apaixonada por música negra, americana. E tive a oportunidade de conhecer vários ministros que levam este segmento. Então percebi exatamente do que sentia falta. Como disse no começo, era exatamente o que eu queria ver. E não somente eu. As pessoas procuram isso também. Mas às vezes não se atentam para isso. Me inspiro em ministros que fazem do canto coral um instrumento de Deus para pregar a palavra.

U.G. – Nesses seis meses, o que foi mais difícil: lidar com a qualidade técnica do seu grupo, ou com o temperamento (o lado humano) de cada integrante?

Estefany – Com toda a certeza, com a personalidade de cada um. É difícil conciliar tantas características diferentes em um só grupo. Só com a ajuda do Espírito Santo, mesmo.

U.G. – E quais os principais conflitos com o qual você se deparava, nesse quesito?

Estefany – Pelo fato de não ser muito comum esse tipo de projeto por aqui, as pessoas sentem um pouco de dificuldade de entender o verdadeiro sentido desse evento. São pessoas que não estão acostumadas a ensaiar até a exaustão, que não estão acostumadas a perceberem detalhes, que não estão acostumadas a serem “corrigidas” e cobradas. Depois de um tempo isso fica mais fácil, mas no começo todos passam por uma modelagem. E toda modelagem é dolorida e demorada.

O Adore, em 2009: inovação que rendeu críticas de todas as formas

U.G. – Quais as principais influências musicais para o espetáculo deste ano?

Estefany – Bom. Todos conhecem minha paixão por Kirk Franklim, maior ministro desse segmento. Mas também tivemos influencias de muitos outros. Donnie McClurkin, que é maravilhoso. Suas composições são misturas de sol e clássico, letras ungidas e harmonia contagiante. Uma grande inspiração. Mas também teremos muitas músicas de um grande compositor brasileiro. Ou melhor, maranhense (risos): Neuton Neles (marido da cantora e produtor do Adore), um grande arranjador e compositor.

U.G. – Em relação ao espetáculo do ano passado (2009), você recebeu algum tipo de crítica?

Estefany – Várias. Umas boas, algumas bem más e destrutivas.

U.G. – Geralmente, essas críticas vinham da parte de quem? Evangélicos?

Estefany – Só as destrutivas, infelizmente. Dos não-evangélicos, só recebemos elogios.

U.G. – E o que geralmente era dito, a respeito do Adore?

Estefany – Que tudo era uma farsa, que não estávamos querendo adorar e sim sermos adorados (risos). Coisas desse nível.

U.G. – E depois do espetáculo, algumas dessas pessoas que estiveram lá e viram a real intenção do Adore, por acaso chegaram até você elogiando e dando idéia de que tinham se precipitado em suas afirmações?

Estefany – Não para mim (risos). Mas Deus é comigo e ele com certeza foi quem fez o melhor julgamento de nossas ações.

***

Anúncios

4 opiniões sobre “ENTREVISTA – Estefany Simplício”

  1. oi faço parte do adore! Com certeza tudo que a tefy disse é verdade e tudo mais! Mas fazer o que nem Jesus agradou a todos pq o Adore iria agradar! O Adore deu tao certo e é tao da vontade de Deus que o projeto ja existe a 4 anos e tb tenho o prazer e honra de dizer que participei dos 4 Adores! Bjos p todos Gjr

  2. Só Deus sabe o quanto é difícil lidar com tantas pessoas né Estéfany?…ela é uma professora e tanto fora o Neles,paciência igual não há!Mais o que mais admiro neles dois é o coração de servo que tentem e o amor por esse maravilhoso Jesus!Valeu pelas horas gastas nesse evento,por cada lágrima derramada,por cada decepção q tivemos…Mais tudo correu como Deus mandou….até 2011…a PAZ DO SENHO JESUS!

  3. Foi muito lindo a apresentação nesse ano, creio que assim como me tocou tenho certeza que outras pessoas tem visto o mover de Deus naquele lugar….Sentimento de dever cumprido para a honra e glória do nosso Deus…que ano que vem seja abençoado, assim como nesse ano foi…Nós, do coral ADORE agradecemos ao Universo Gospel pelo Grande apoio que tens nos dado…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s