Morre o redator da Lista de Schindler

Leia a matéria principal

 

Morreu nesta terça-feira (09) uma das maiores vozes contra o extermínio sangrento promovido pelo Nazismo durante a Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945). Trata-se de Mieczyslaw Pemper, que foi o homem responsável por redigir a famosa Lista de Schindler.

Mieczyslaw Pemper foi um dos judeus que forneceram nomes para Oskar Schindler, salvando-os do extermínio nos campos nazistas

A quem não está familiarizado com o assunto, esta foi a lista que, de certa forma, salvou a vida de mais de 1.200 judeus em campos de extermínio alemães. O mentor, Oskar Schindler, queria montou um importante esquema para tirar os semitas da opressão dos nazistas, empregando-os em suas fábricas.

Para isso, Schindler contou com a colaboração de vários judeus que eram seus amigos mais chegados. Entre eles estavam Itzhak Stern e Mieczyslaw Pemper, que forneceram nomes em listas para salvar quantos quanto podiam.

O caso ficou fielmente retratado no filme A Lista de Schindler, de Steven Spilberg. A obra cinematográfica foi um dos maiores panfletários contra o antissemitismo pregado pelo nazismo (que ainda possui alguns adeptos nos dias atuais, infelizmente).

Com a morte de Pemper, de causas não reveladas, se vai mais uma testemunha ocular de um dos maiores genocídios da história da humanidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s