É NÓIS – Espetáculo traz nova ‘leitura’ da música gospel

Produção de Neuton Neles, o “Evangelho...” visa a quebra de paradigmas no segmento evangélico
Produção de Neuton Neles, o “Evangelho…” visa a quebra de paradigmas no segmento evangélico

Que a chamada música “gospel” vem se destacando e ganhando espaço para além dos templos evangélicos, isso já não é novidade para ninguém. Mas no que se diz respeito a avanços dentro do próprio segmento, nos deparamos com uma imensidão de tabus e um questionamento: pode-se tocar de tudo numa igreja?

Para mostrar que a música gospel pode ser interpretada sob vários ângulos, no que se diz respeito a estilos, no dia 29 (ultimo sábado do ano) acontece no Palácio da Cultura o musical “O Evangelho segundo Nóis – Capítulo 1”, a partir das 20h30. O horário foi cuidadosamente escolhido para que lá participem aqueles que estiverem em comemorações de fim de ano em suas igrejas.

A produção do evento é do músico Neuton Nelles Ferreira, conhecido pelo trabalho que desenvolve junto com sua mulher, Estéfany Simplício, que é o musical Adore. Neste espetáculo que fechará o ano, ele vai reunir companheiros de militância musical e apresentar repertórios já conhecidos do povo cristão, mas com uma nova “roupagem”. Os estilos? Jazz, blues, funk (não o “carioca”, naturalmente), soul e até reggaton.

“Será uma noite em que iremos quebrar certos ‘paradigmas’, não apenas no quesito musical. Queremos mostrar a verdadeira forma de encarar o Evangelho, que nada mais é que obedecer a Deus, e não encher o povo de leis e dogmas que muitas vezes são impraticáveis”, afirma Neles.

As músicas cantadas são conhecidas do público evangélico (alguns, chamados popularmente de “corinhos”), que receberão um arranjo diferenciado, com harmonias bem mais exploradas e adequadas aos estilos citados anteriormente. Ou seja, você poderá ouvir lá “Se o Espírito de Deus se Move em Mim…” sendo tocado de uma forma que você nunca ouviu antes.

Para chegar a isso, Neles e sua equipe vem se preparando durante dois meses e meio, incluindo ensaios, composições dos arranjos e orações. Com certeza, o público (que não se restringe apenas aos ‘evangélicos’) vai aprovar e, quem sabe, deixar de lado seus preconceitos.

“Queremos que todos compareçam ao evento, principalmente os não-evangélicos, para que passem a enxergar a nossa música após ouvir o que vamos apresentar. Que deixem de ver a música gospel como algo meramente arcaico ou antiquado”.

E o ADORE?

O Adore, em 2010: evento reunia clássicos de grandes nomes do gospel norte-americano
O Adore, em 2010: evento reunia clássicos de grandes nomes do gospel norte-americano

Muitos fazem este questionamento, uma vez que a última edição do Adore (espetáculo musical com tendências norte-americanas) foi realizado há dois anos. De lá para cá, explica Neuton Neles, ele e sua mulher, Estéfany, resolveram se dedicar a projetos mais “leves”.

“Produzir um evento como o Adore exigia um enorme esforço. Foram quatro edições seguidas e, depois de 2010, eu e Estéfany já estávamos bastante sobre carregados. Por isso demos um tempo, mas não quer dizer que o projeto acabou. Em 2013, é bem possível que ele aconteça, ainda no primeiro semestre”, disse.

O evento envolvia mais de 40 pessoas, entre músicos, cantores e bailarinos, que interpretavam canções de grandes nomes da música gospel norte-americana, como Kirk Franklin, Donnie McClurkin, além de temas compostos pelo próprio Neuton Neles.

“Faremos o Adore em sintonia com o ‘Evangelho Segundo Nóis’, que como indica o ‘Capítulo 1’, é algo que vai acontecer com frequência, a cada ano. Um será realizado na primeira metade do ano, e o outro, na segunda, para que a gente tenha tempo suficiente para preparar ambos”.

Por Fábio Cavalcante

fabio.cbv@hotmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s